Saiba mais sobre Nutrologia
Nutrição integrativa e comportamental
A nutrição integrativa e comportamental é uma abordagem que tem sido amplamente utilizada em diferentes áreas de cuidados à saúde como a obesidade e emagrecimento, nutrição materno-infantil, saúde da mulher nas diversas fases da vida, saúde intestinal, entre outras.
Essa abordagem valoriza o equilíbrio do organismo como um todo, considerando não só a alimentação, mas também aspectos emocionais, psicológicos e sociais do indivíduo. Ela busca entender os hábitos alimentares do paciente, identificando os gatilhos que levam ao comer desequilibrado e trabalhando na readequação desses comportamentos.
Na área de obesidade e emagrecimento, a nutrição integrativa e comportamental trabalha com a causa do problema, que muitas vezes está ligada a questões emocionais e comportamentais. Dessa forma, busca-se auxiliar no processo de emagrecimento ensinando as pessoas a se relacionarem com os alimentos de forma que eles não causem culpa e, sim, prazer. Além de colaborar para um ganho na qualidade de vida física e emocional.
Na nutrição materno-infantil, a abordagem integrativa e comportamental é utilizada para garantir uma gestação saudável e um desenvolvimento adequado do bebê, trabalhando questões nutricionais e comportamentais da mãe, sem estresse, com muito acolhimento e empatia, respeitando essa fase tão significativa da vida da mulher.
Na saúde intestinal, é notória a importância de abordarmos tanto as questões relacionadas aos alimentos quanto as questões relacionadas às emoções, uma vez que já entendemos que a relação intestino-cérebro é muito intima. Essa relação, quando desconexa, pode acarretar em doenças inflamatórias intestinais, redução de absorção de nutrientes, doenças auto imunes, dificuldades com emagrecimento, constipação e inúmeros outros sintomas.
A nutrição ortomolecular é uma abordagem que busca equilibrar o organismo através do uso de nutrientes em doses terapêuticas. Na nutrição integrativa e comportamental, essa abordagem é utilizada em casos de desequilíbrios hormonais, doenças autoimunes e outras condições que afetam o funcionamento do organismo.
Na nutricosmética, a nutrição integrativa e comportamental é utilizada para promover a saúde e beleza do corpo através da ingestão de nutrientes específicos. Essa abordagem valoriza a alimentação saudável e a ingestão de suplementos nutricionais para melhorar a aparência da pele, cabelos e unhas.
As técnicas e ferramentas terapêuticas como a fitoterapia, a nutricosmética, a nutrição ortomolecular, a modulação intestinal, entre outras são utilizadas conforme a necessidade de cada paciente. Sempre com enfoque na TCC (teoria cognitivo comportamental para nutrição) que já se mostrou, na prática, uma excelente abordagem para mudança de rotinas, readequação de hábitos e estilo de vida.
A nutrição integrativa e comportamental é uma ótima opção para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada, sem restrições severas, dietas complicadas, cardápios caros ou terrorismo nutricional. Essa abordagem valoriza o bem-estar do paciente como um todo, trabalhando em conjunto com outras áreas da saúde para promover uma vida mais saudável e equilibrada, ajudando o paciente a fazer as pazes com a comida e com seu corpo, vivendo uma vida plena e saudável.